terça-feira, 7 de junho de 2011


Fio "Wire Wrapping"


Tá aqui uma coisa que eu nunca imaginei e comprar novo, visto o preço que pedem por ai.

Uma certa vez, cai na besteira de perguntar o preço de um rolinho de fio para wire wrapping (tá, eu sei que fio e wire é redundância) e tiveram a cara de pau de me pedir 300 reais em um rolinho.

Claro que eu "saltei de banda" e não comprei, alguns anos mais tarde eu achei em um ferro-velho em campinas um monte de material eletrônico novo e tinha alguns carreteis de wire wrapping no meio. Lembro que paguei barato, mas barato mesmo! Só que na época eu dei a bobeira de não pegar tudo o que tinha lá, era uma caixa fechada com 10 rolinhos, eu comprei só dois.

Esse é verde e eu ainda tenho um rolinho dele aqui.

Mas dai é que aparece o nosso querido Good Luck Buy na parada e bota wire wrapping pra vender! E me encantei com este rolinho de 8 cores, visto que eu já estava farto de ver tudo verde por aqui.

Comprei um rolinho pra ver como era. Bom... comparando com o que eu tenho, esse do GLB é um pouquinho mais fino, e a capa é um pouquinho mais espessa. Mas nada que atrapalhe o uso, dá pra descascar até mesmo com a unha.

O anuncio do GLB diz que o rolo tem 300 metros e o fio é o 30AWG (0.25mm), conferindo com um micrometro não muito preciso:

A única duvida que eu tenho mas acho que sei a resposta é quanto ao comprimento. Os 300 metros se referem ao total de fio, e não 300 metros de cada cor, logo são 300 divido por 8, o que dá  37.5 metros de cada cor.

O fato de as 8 cores estarem enroladas juntas, pode trazer alguma dificuldade no uso de uma cor só. Sendo assim talvez seja melhor pegar alguns carreteis vazios de solda e desmembrar as cores.

Porem se quiser as cores separadas basta procurar no GLB que existem rolos com uma cor só, e é um pouquinho mais barato que este rolo de 8 cores.

Nota do produto: 10

Preço: US$ 12.70

Link dos produtos no GLB: Wrapping Wire Wrap Multicolor 300 Meters AWG30 Cable

5 comentários:

Rodrigo Neto disse...

Desculpe a observação noob.
Mas a espessura e construção do fio não é a mesma de um cabo de rede Cat-5 ?
8 Cores tb...

Luciano disse...

Não... esse é beeeem mais fino. Um cabo de rede CAT-5 usa fio 24AWG (0.51mm de diâmetro).

frnando disse...

Como é a soldabilidade desse fio, ele derrete à toa?

Luciano disse...

Como todo wire-wrap, não tolera muita temperatura não.

Anônimo disse...

Eu consigo encontrar neste fornecedor, cabos 24awg? Digo, sem ser cabo de rede...

Postar um comentário