quinta-feira, 27 de janeiro de 2011


Diodo Zener de 10W


Dando continuidade a alguns projetos do tipo "ajuntando pecinhas", para os brinquedos usando válvulas nervosas para uso no radioamadorismo, iria precisar de diodos zener de alta potencia, que são usados para "gerar" a tensão de bias para grade das válvulas mostrinho.

A técnica é simples e marota, bata por um zener gigante destes no catodo da válvula e elevar a tensão do catodo em relação a massa. Aterrando-se a grade através de um reator de RF, aparece uma tensão negativa de valor similar a presente no catodo. Simples, prático e eficiente.

Os projetos antigos do handbook da ARRL, em sua grande maioria usam diodos de 50W, super dimensionados... calculando a corrente que circula por ele, chega-se a conclusão que um diodo de uns 8 ou 9W seria suficientes, logo bastam dois destes de 10W em paralelo e pronto... problema resolvido! Porem revirei pra todo lado e não encontrei nada que servisse. Em São Paulo, na Santa Ifigênia, até achei estes diodos em uma loja, mas me pediram o abuso de 40 reais num de 10W.

Como no ebay sempre tem montes de vendedores com coisas interessantes para radioamadores, procurei os diodos por lá e encontrei um vendedor da Republica Checa que tem os diodos de 9.1V @ 10W.

Não tem muito o que falar do produto, exceto do preço que esta mais abaixo e... sem comentários. São diodos novos. O vendedor é super atencioso e inclusive me ofereceu posteriormente por e-mail outros itens relacionados ao "tema".

Claro que comprei mais algumas coisinhas e estou esperando chegar, obviamente racionadas a construção deste "brinquedos"


Nota do produto: 10! (nota 10! para o vendedor também!)

Preço: US$ 1,00 (cada)

Link do produto no Ebay: Zener Diode 9.1V 10W Power Grid Bias Amplifier Ham

0 comentários:

Postar um comentário