domingo, 27 de junho de 2010


Amperímetro e voltímetro HexTronik


  Mais um post de um produto vendido na Hobbyking, esse comprei por causa das especificações, eu precisava de um amperímetro pra correntes entre 25 e 30A, fuçando nos sites de hobby da China achei esse produto e comprei.

  As fotos que tirei aqui foram com o termoretrátil transparente que cobria a placa já retirado, com os fios originais trocados e um fio adicional soldado na placa, tudo que relato aqui foi depois de utilizar algumas vezes a plaquinha.

 Além de trocar o fio, retirei os conectores macho e fêmea da entrada e saída de energia, são conectores do tipo Deans, conector muito usado pra baterias que alimentam carrinos, aeromodelos e outras coisas do mercado de Hobby.

A especificação diz que vai até 30A, com alimentação entre 5.5V a 24V, realmente funciona muito bem até numa tensão um pouco abaixo da indicada (5V), quanto à corrente, fiz testes com 32A e tudo correu bem, o produto continua indicando a corrente mesmo que ultrapasse o limite, nada pegou fogo, tudo foi bem feito nessa plaquinha.


Atrás dá pra ver que tem um microcontrolador já conhecido meu, a placa não tem um layout muito bem feito, por causa da corrente que passa por perto, o que é um ponto negativo desse projeto, já que não dá pra saber se a placa continuirá funcionando  onde há alta interferência eletromagnética.

Fiz meus testes com um motor DC ligado nessa placa, tudo correu bem, e ficou dentro do esperado, como meu multímetro é ruim, não pude dar uma noção boa da exatidão, mas pelo menos deu pra ver que não apresenta valores absurdos, como alguns consumidores reclamaram no review da Hobbyking.

Outro problema é a falta de informações técnicas no site da Hobbyking, por exemplo, não dá pra saber como é tratado o dado da medição, ou seja, se é true-rms ou não, já que usando esse microcontrolador seria perfeitamente possível fazer algo assim, até onde testei não é.

Além de medir a corrente, também é medida a tensão, e o circuito prevê inversão de polaridade, ou seja, pode-se ligar inverter o vermelho com preto na entrada que não vai queimar nada,

O melhor de tudo é o preço: 5,98 dólares!

Enfim, alguns que compraram não gostaram, mas pra mim foi bom pelo preço e cumpriu o que prometia.

   Veja na Hobbyking:   Link para o produto

   Nota: 7

2 comentários:

Josias, PY2JCM disse...

olá

Fui comprar 2 peças no site, e mais algumas coisas, deu $27 só que o frete deu $42 !!!

é isso mesmo ou não consegui achar uma opção de frete mais barato ou gratis, sei lá

Josias

D'Melo disse...

Olá !! Vc tem o diagrama de ligação deste amperímetro/ voltímetro?? Pois procurei na internet e não consegui achar.

Postar um comentário