quinta-feira, 25 de março de 2010


GPS USB Dongle ND-100


Esta foi uma das minhas mais recentes compras no DX, ja fazia um bom tempo que eu estava namorando este GPS.

Minha intenção é deixa-lo embutido dentro do meu futuro netbook, mas ja fiz alguns testes usando o notebook normal externamente e fiquei bastante satisfeito com os resultados.

Não tenho nada a reclamar a respeito da qualidade do produto, a carcaça é feita de um plástico bem resistente, ele é uns 2 ou 3mm mais grosso e mais alto que uma pendrive, imagino que seja por conta da antena que é interna.

Não tive condições de abri-lo pois como eu ja disse a embalagem é muito forte e bem lacrada, mas consegui encontrar esta foto abaixo na internet que da uma idéia de como ele é por dentro, mas como se pode ver, não tem muito o que se mostrar.




O quadradão do lado esquerdo é a antena, o quadrado metálico do lado direito é onde esta o circuito de RF, o circuito decodificador e o circuito responsável pela USB que aliás é reconhecido como uma simples porta serial, o que foi excelente pois qualquer aplicativo em VB, C++, Java ou qualquer outro pode ter acesso facilmente as informações recebidas pelo GPS.
No meu computador o acesso foi feito pela porta COM16 a 38400Kbps.

Na embalagem veio o GPS, um cabo extensor para a USB (muito curto na minha opinião) e um mini CD. No CD tem um manual em PDF, drivers para Linux (Red Hat), Mac e Windows e um aplicativo para testar o GPS.

O aplicativo é bem interessante e mostra todas as informações do GPS inclusive em texto com direito a TX e RX. Veja a foto abaixo.

Minhas impressões foram boas, funcionou tudo de primeira e a sensibilidade é ótima, testei no carro por aproximadamente vinte minutos e ele registrou tudo, velocidades, ângulos e altitudes perfeitamente.
Ele "cravou" em 7 satélites e se manteve bem preciso o tempo todo e para minha surpresa ele sintonizou 3 satélites perto da janela.

O preço eu achei um pouquinho salgado, paguei U$30.25, é que no ebay você consegue comprar aqueles módulos GPS (só a PCB) por bem menos que isso, mas ai você precisa de um microcontrolador para conectar diretamente no PC.

Estou satisfeito, minha nota é 10.

10 comentários:

Luciano disse...

Hmmm.... muito interessante! Eu estou tentando ver se consigo enfiar um destes e um micro hub USB dentro do meu ThinkPad, iria ficar o bicho!

Jefferson disse...

Eu comprei um e estou cismado com o funcionamento dele (talvez eu não saiba é usar). Usando o software de teste ele NUNCA registra latitude e longitude. Mostra os satélites, a hora, etc, mas as coordenadas sempre são zero. Com o Trackmaker ele *quase* acertou onde eu morava :)

Cadu disse...

Olá! Amigo, gostaria de saber, se eu comprasse um destes, e instalasse no notebook meu que está com meu funcionário, tem como localizar o notebook através de outro pc? Tipo um tracker? Fornecendo coordenadas?

Obrigado.

luisxv2k disse...

Olá a todos!

Também comprei esse GPS mas não sei como usá-lo em conjunto com outros programas.
Alguém tem alguma dica de programa que funcione com ele?
Obrigado,
Luís Leite
Osasco/SP

GreenBoats disse...

Alguem pode me passar as dicas para fazer o ND-100S "falar" com o Trackmaker? abraços
sergio

Unknown disse...

eu comprei o ND100S (na cor preta transparente, com Chipset SiRF Star III) também na DX e estou impressionado com a precisao e rapidez q ele detecta os satélites.
Uso com os programas IGO_PC ou GarminMobilePC.
funciona perfeitamente.
pra quem quiser baixar é só ir no meu HD Virtual gmpc.4shared.com

Welison Dias disse...

Um desses funcionaria num tablet com android? Eu estou doido para comprar, mas queria usar no tablet e não no pc. Se alguém puder me responder eu ficaria muito grato.

Mauricio Lopes disse...

comprei um ND-100 pelo DX so por curiosidade instalei o GarmimMobilePC mais uso por alguns minutos e o Garmin Trava!!!!!!!!!!!

comprei ele com a intenção de triangular rotas para agilizar entregas.

alguem pode indicar outro aplicativo que funcione bem no PC com o ND-100 obrigado

BigOne disse...

Tbm estou com dificuldades para utiliza-lo,tenho um tablet android, ele reconhece, mais ao utilizado com o sygic, ele não anda junto comigo, fica travado no mesmo lugar( Onde não é minha possição atual, erro de quase 1 km ). tenho que configura-lo antes do uso ?

Claudia Aline de Souza Bôscoli Kuroiva disse...

alguem ja utiliza esse dongle com android?? tambem tenho essa curiosidade se funciona..

Postar um comentário