domingo, 21 de março de 2010


Adaptador USB - Serial


Este é mais um dos inúmeros cabos adaptadores USB - Serial que existem a venda no DX.

Eu comprei este cabo lá no DX a um bom tempo atras para ligar um receptor Icom IC-PCR1000 em um notebook que não tem porta serial.

A embalagem já não existe mais faz tempo. Preço do cabo: $6.68

Vamos ao detalhes do gad-get:

a) O cabo tem 1 metro. Por ser "fixo" isso pode ser problema caso você precise de um comprimento um pouquinho maior. Talvez uma extensão USB resolva o caso*

b) O CD de driver que veio com o cabo, não funcionou! O que me obrigou a achar o driver pra download na internet. O CD já foi pro lixo, mas era um CD-R (juro!) com uma etiqueta adesiva colada em cima.

c) O cabo usa os CI's: C78091 (Maxim) e o PL2303 (Prolific).

d) O cabo tem um BUG, perde conexão com a USB frequentemente**.



O cabo em si é uma mão na roda, o adaptador fica bem preso a porta serial do equipamento. O driver como eu disse tive que baixar. Jááááá prevendo que alguém um dia possa pedir o driver, ele esta disponível para donwload aqui.

Nota do produto: 8

Link do produto: RS232 to USB Convertor Cable

* Se olhar na ultima foto, verás que tem lugar na placa para soldar um conector USB. A caixinha do conector é somente encaixada, não tem cola. Com uma lamina você consegue abrir a caixinha sem danifica-la.

** A correção deste erro é simples, os chineses resolveram economizar dois capacitores. Olhe no circulo vermelho da segunda foto, solde um capacitor cerâmico de 100nF e um capacitor de tântalo de 10uF x 10V (ambos SMD). A falta destes capacitores dá galho em diversas placas que tem um pouco de ruido nos 5V da USB.

Edit em 27/03/2010:  Como o Arao havia me perguntado se este cabo implementa todos os sinais da porta serial, eu abri novamente o cabo e verifiquei. Ele implementa todos os sinais SIM! A imagem abaixo é um teste de loopback completo feito com o programa B&B COM Test, que testa todos os sinais com o loopback apropriado.


O loopback usado foi este:

2 comentários:

Jefferson disse...

Luciano,

Gostei da dica dos capacitores. Tenho umas duas *dezenas* de cabos USB->serial encostados aqui que eu comprei para um projeto e encostei porque funcionavam erraticamente e nunca me toquei que a solução poderia ser tão simples.


P.S. Tá meio difícil encontrar o link "comentários". Está muito junto do resto.

Luciano disse...

Olá Jefferson! Grato pela vista! Espero que vire freguês deste nosso blog comunitário!

Quanto ao link, boa observação, o template ainda esta em fase de acertos, vou pendurar isso na lista das tarefas a fazer.

Postar um comentário